segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Vascularização do Coração

O coração possui um sistema próprio de circulação composto por artérias e veias, as quais garantem, respectivamente, o suprimento arterial cardíaco e a drenagem de sangue do coração.

Sistema Arterial CoronarianoFigura: Vista anterior do coração com os átrios transparentes(A) e vista posterior do coração com os atrios transparentes (B).

O coração possui duas artérias coronárias: uma direita e outra esquerda. Ambas se originam próximo à base da artéria aorta ascendente. Elas possuem a função de levar sangue oxigenado para todo o tecído cardíaco.

Figura: Artéria coronária direita (vista anterior)

A artéria coronária direita (2) surge na base da aorta ascendente (1) e dirige-se para o sulco coronário posterior. Na margem direita do coração a artéria coronária direita dá origem à artéria marginal direita (3), a qual tem como função irrigar a margem direita do ventrículo direito. Posteriormente, na altura do septo interventricular, a artéria coronária direita dá origem a um ramo que percorre o sulco interventricular posterior denominado ramo interventricular posterior da artéria coronária direita (4).

Figura: Artéria coronária esquerda (vista posterior)
A artéria coronária esquerda (1) emite um ramo que se dirige para o sulco interventricular anterior denominado ramo interventricular anterior da artéria coronária esquerda (2). A artéria coronária esquerda percorre o sulco coronário através de um ramo que descende pela porção esquerda do coração, o ramo circunflexo (3), o qual se bifurca na margem postero esquerda. O ramo anterior emitido pelo ramo circunflexo é denominado artéria marginal esquerda (4).



Sistema Venoso Coronariano

A drenagem do coração é efetuada por vasos que drenam o sangue diretamente ao átrio ou por um sistema de vasos que irá desembocar no seio coronário.

O seio coronário (1) é uma estrutura dilatada que percorre o sulco coronário posterior e desemboca no átrio direito, posteriormente.

Dos principais vasos tributários do seio coronário, destacam-se a veia magna do coração (3) a qual ascende pelo sulco interventricular anterior; a veia posterior do ventrículo esquerdo (2); a veia média do coração (4), a qual ascende pelo sulco interventricular posterior e a veia pequena do coração (5), a qual percorre o sulco coronário na face esternocostal e desemboca no seio coronário posteriormente.

Dos vasos que desembocam diretamente no átrio, destacam-se as veias cardíacas anteriores (6) que drenam a parede anterior do ventrículo direito.

Existe também pequenas veias que desembocam diretamente nas câmaras cardíacas. Elas são denominadas veias de tebésio.

2 comentários:

  1. Qual a porcentagem ideal para vascular o coração

    ResponderExcluir
  2. Qual a porcentagem ideal para vascular o coração

    ResponderExcluir